Blog

Gestão é a nossa causa.
treinamento de liderança

Treinamento de liderança: 5 competências para ser um líder inspirador

O treinamento de liderança é uma das iniciativas mais importantes dentro das empresas para poder crescer. Dessa forma, um bom treinamento de lideranças deve capacitar os gerentes e executivos para estar à frente das suas equipes e atingir os objetivos da empresa.

Assim, diversas habilidades são necessárias para que um colaborador possa desempenhar essa função da melhor maneira possível.

No artigo de hoje, vamos falar sobre o que é o treinamento de liderança e como você pode aplicá-lo na sua empresa para capacitar a sua equipe e buscar melhores resultados.

O que é treinamento de liderança?

O treinamento de liderança nada mais é do que o desenvolvimento de habilidades de liderança para o cargo que você ou o seu colaborador ocupam. Idealmente, ele deve abranger tanto conhecimentos técnicos da liderança, e também os soft skills, que são habilidades interpessoais que todo líder deve desenvolver.

Vale ressaltar que o treinamento de liderança deve ser pensado de forma a suprir as necessidades e gaps que aquele nível de liderança necessita. Ou seja: treinamentos avançados para altos executivos e diretores muitas vezes não são aplicáveis à realidade de gerentes e gestores mais inexperientes, embora as habilidades necessárias sejam comuns. 

Dessa forma, é importante que o treinamento de liderança seja pensado para o contexto no qual ele se encontra. Assim, os resultados esperados com o treinamento serão alcançados de maneira mais precisa.

Afinal, o que é ser um bom líder? Conheça 5 habilidades essenciais

Ao pensar nas características de um bom líder, facilmente ilustramos uma pessoa que consegue motivar e inspirar o seu time a trabalhar com foco na solução de problemas e em bater as metas propostas. Mas afinal, quais tipos de habilidades são mesmo fundamentais para que uma pessoa consiga inspirar as outras? 

Separamos 5 habilidades que todo líder deve desenvolver para que possa ter sucesso na sua jornada:

Conhecimento técnico


Muito se fala sobre os soft skills, mas o conhecimento técnico também é um dos elementos fundamentais para que uma liderança possa cumprir o seu papel. Se você já ouviu a expressão “saber colocar a mão na massa”, é porque o líder também precisa saber como funcionam os processos e como resolver os problemas técnicos da operação. 

É claro que o líder não precisa ser um especialista no assunto, mas é necessário que ele domine os fundamentos das funções dos seus liderados para poder dar o correto direcionamento. Esta base técnica também dá ao líder a segurança para cobrar as coisas certas da sua equipe quando for preciso.

Feedback


O feedback muitas vezes é motivo de nervosismo para muitos líderes. Entretanto, esse retorno é um dos momentos mais importantes entre o líder e a sua equipe, pois, quando realizado da maneira correta, ele cria um ambiente de confiança e de busca pelos mesmos objetivos. 

Isso porque as empresas são organismos complexos, e a figura da liderança precisa entender que conflitos existem e que muitas vezes não podem ser evitados. Os resultados de não entrar em um conflito, muitas vezes podem ser piores do que entrar em um conflito de maneira aberta e transparente com a equipe.

“Conflitos honestos têm valor social mais alto do que uma harmonia desonesta” – Joe Rogan


Assim, o feedback pode ser formal ou mesmo informal, e também pode ser positivo ou negativo. De qualquer forma, ele nunca deve ser deixado de lado, e deve se tornar algo constante e que faça parte da cultura da empresa

Gestão de conflitos


Os conflitos sempre irão acontecer. Seja dentro da sua equipe, seja com clientes. Um bom líder deve saber como gerenciar os conflitos em qualquer um dos ambientes, mediando a situação, ouvindo atentamente às demandas e buscando uma solução que concilie os interesses e, ao mesmo tempo, seja justa com os envolvidos.

Inteligência emocional


O papel de líder implica lidar com diversas situações que geram estresse emocional. É parte da sua função saber como lidar com esses estímulos e direcionar as suas ações para o melhor resultado. 

É válido lembrar que um ambiente de trabalho com confiança e sentimento de identificação entre a equipe torna essa tarefa mais simples. Por isso, focar em construir uma equipe alinhada sempre facilita o processo de liderança.

Mentoria

A mentoria é um dos grandes papéis do líder. Esta função serve, também, para treinar os futuros líderes. Assim, o atual líder poderá focar em realizar outras tarefas visando o crescimento da empresa. 

Dessa forma, o treinamento de lideranças é também passado adiante para novos colaboradores com potencial para assumir novos desafios dentro da empresa

Quais os benefícios do treinamento de liderança para a empresa?

O treinamento de liderança traz diversos benefícios para a empresa. Ele é uma forma de descentralizar as demandas dos sócios para colaboradores que estão assumindo posições de liderança. 

Assim, a estratégia e o planejamento da empresa não ficam totalmente centralizados nos sócios. Então, cada líder pode ser responsável pelo cumprimento de pontos fundamentais do planejamento e da estratégia da empresa. 

Quais os tipos de treinamento de liderança?

Os treinamentos de liderança podem acontecer de diversas formas. Cada vez mais as empresas estão focando em tecnologia para treinamentos internos. Há, no mercado, diversas plataformas com treinamentos focados nas lideranças e com diversos sistemas de pontuação e gamification.

Outra possibilidade para realizar treinamentos de liderança são os workshops práticos, em que o conteúdo exposto é colocado em prática no mesmo momento pelos participantes. Ao montar um workshop, é importante pensar em como será a interação entre os participantes e o que se espera deste momento. 

A metodologia 10-20-70 é um bom guia para que a empresa possa montar um treinamento. Basicamente você precisa dividir o treinamento em uma etapa expositiva (10%), uma etapa de aprendizado a partir dos pares (20%) e uma etapa de prática (70%). 

Desta maneira podemos esperar resultados mais eficientes para os treinamentos das lideranças. Afinal, essas pessoas colocam em prática os conhecimentos adquiridos e recebem feedback instantâneo neste momento, que representa a maior parte do treinamento. Confira, também, o nosso artigo sobre PDI – o Plano de Desenvolvimento Individual!