Blog

Gestão é a nossa causa.

Forecast: saiba a importância para o orçamento da sua empresa

O forecast, ou ajuste de orçamento, é um processo muito utilizado para que o orçamento empresarial não perca a referência e se distancie da realidade. Por isso, no decorrer deste artigo, vamos falar sobre a importância da utilização dele como ferramenta de gestão, qual a relação com a construção do budget (orçamento) e as melhores práticas de utilização.

O que é forecast?

O processo de construção de um orçamento nada mais é do que uma série de expectativas e tomadas de decisões futuras visualizadas em números. Contudo, acontece que nem sempre essas expectativas acontecem, já que estamos falando de um contexto de negócio que é extremamente dinâmico. 

Quando o orçamento se distancia muito da realidade (seja pelas metas de faturamento não batidas, investimentos não realizados, ou até mesmo despesas extras que surgiram), existe aquela sensação de que se “perdeu a referência” – e isso é muito prejudicial para a gestão. O forecast, portanto, tem a função de garantir um processo organizado, e que estimula o aprendizado, para realizar ajustes no orçamento. 

Qual a relação entre budget e forecast?

Sendo assim, pode-se entender que o budget (orçamento) e o forecast (ajuste de orçamento) são instrumentos de gestão extremamente importantes, complementares e que se influenciam mutuamente. 

A empresa não pode ter um orçamento estático – já que lidamos com um ambiente de muitas variáveis e imprevisibilidades; assim como não é aconselhável ter um processo não organizado de ajustes de orçamento. Dessa forma, a boa prática de se utilizar corretamente o forecast garante, inclusive, melhores orçamentos nos anos seguintes. 

Quais os benefícios do forecast?

Com base nisso, pode-se ver que o forecast traz muitos benefícios para a gestão financeira e tomadas de decisões na empresa. Assim, se torna uma ferramenta valiosa de controle e planejamento financeiro. 

Podemos resumir alguns pontos importantes desses benefícios: 

  • Aprendizado organizacional na prática orçamentária e cada vez mais assertividade nos budgets seguintes;
  • Manter o orçamento atualizado e como referência e guia nas tomadas de decisões da empresa;
  • Visualizar, de maneira mais realista, a possibilidade das realizações de lucros/prejuízos futuros e conseguir antecipar decisões;
  • Garantir a viabilidade dos orçamentos construídos e metas estabelecidas;
  • Previsibilidade maior do fluxo de caixa.

Como fazer um bom forecast?

Para que todos esses pontos aconteçam de maneira correta é extremamente importante que o processo de forecast seja estruturado e periódico. Alinda, que não só seja feito ajustes sem que se tenha um penso sobre quais as causas para o não atingimento do orçamento.

Além disso, um bom processo de forecast garante sempre as comparações de históricos, ou seja, a diferença entre o orçamento, ou até mesmo anos anteriores. Também permite buscas de compensações de contas: caso uma despesa tenha tido um gasto extra, qual conta podemos compensar isso sem prejudicar as ações do ano? Por último, auxilia no entendimento correto sobre as características de cada uma das rubricas do orçamento (quais contas possuem o caráter de economia, quais somente o investimento foi postergado, e qual efetivamente foi orçada errada desde o início).

Como utilizar o forecast?

Dessa forma, não só a construção de um bom forecast, mas também a boa utilização garantem práticas corretas de gestão para melhor direcionar os recursos da empresa. 

Sendo assim, o processo de ajuste de orçamento deve ser liderado pelo responsável financeiro, com o envolvimento de todos os líderes, e todas as decisões compartilhadas e compactuadas nessa reunião. Ainda, é importante que o condutor dessa reunião formalize uma ata com todos os aprendizados e que ela seja de fácil acesso para as próximas discussões. A reunião de ajuste de orçamento não pode negligenciar os aprendizados da reunião passada – por isso, sempre permaneça com o seu orçamento original ao lado para promover e estimular essas discussões de aprendizado. 

Exemplo de forecast

Com base em todos os pontos apresentados, pode-se reforçar ainda que o processo de forecast pode ser utilizado no orçamento geral da empresa, orçamentos departamentais ou até mesmo em budgets de projetos limitados. 

O conceito de forecast relaciona-se diretamente com o uso do orçamento como ferramenta estratégia – confira nosso artigo sobre o assunto aqui!