Metodologias ágeis: o que são, seus tipos e exemplos

metodologias ágeis

Nesse texto vamos apresentar:

As metodologias ágeis foram criadas em função de necessidades do mundo da tecnologia, para o desenvolvimento de softwares.

No entanto, com a busca por melhores resultados e aumento da produtividade, as metodologias ágeis têm se tornado cada vez mais comuns no dia a dia das empresas, nas inúmeras áreas e não só nas ligadas a tecnologia.  

Metodologias ágeis são uma forma de gestão de projetos e desenvolvimento de softwares que focam na iteração entre entregas e rápidos ajustes.

Ao invés de focar em um grande lançamento de projeto, um time ágil foca em entregas pequenas e regulares, com correções e ajustes rápidos para gerar o maior valor possível para o cliente.

Requerimentos, prioridades, planos e resultados são reavaliados frequentemente – para que o time tenha uma mecânica natural para mudanças que surgem no panorama do desenvolvimento de determinado projeto.

Metodologias ágeis: exemplos

Metodologias ágeis vai se aplicar, normalmente, em projetos de alta complexidade, cujo escopo não consegue ser previsto por inteiro na fase de planejamento. Um bom exemplo são projetos de software complexos ou desenvolvimento de games.

Em um projeto de desenvolvimento de games, muitas demandas acabam surgindo ao longo do próprio desenvolvimento. Isso acontece pois diferentes mecânicas, recursos e funcionalidades so se mostram necessárias quando o produto vai tomando forma. Por isso a figura do Product Owner, por exemplo, é essencial.

Ao iniciar o desenvolvimento de um jogo, é difícil dizer quais mecânicas, gráficos e funcionalidades serão as mais queridas pelos jogadores. Por isso um método de desenvolvimento ágil que permita um rápido ajuste no escopo do projeto é essencial.

Ao coletar feedback dos stakeholders (jogadores, testers,  desenvolvedores, etc), o Product Owner (PO) consegue colocar novos inputs no Product Backlog (uma nova ideia de fase, de mecânica, de ambiente, etc), que servirá de insumo ao próximo Sprint Backlog – de forma rápida e claro, ágil.

O mesmo conceito vai se aplicar a empresas regulares, em setores diferentes como marketing, por exemplo. 

O setor como um todo pode rodar com base em um Product Owner gerindo seu Product Backlog. Assim, demandas como novas campanhas, otimização da definição das personas, abertura de novos canais de venda podem surgir e serem implementadas a cada sprint.

Qual a importância das metodologias ágeis para o desenvolvimento profissional? 

Ao utilizar metodologias ágeis no dia a dia, profissionais de diferentes áreas de atuação podem desenvolver soft skills essenciais para o crescimento na carreira. Alguma delas são:

  • Foco na resolução de problemas: o profissional que usufrui do método e mentalidade ágil tem o foco total na resolução de problemas. Dessa forma, livrando o seu trabalho (ou o seu time) de qualquer impedimento para que o andamento do projeto siga normalmente.
  • Empatia: para resolver problemas, muitas vezes é preciso se colocar no lugar das outras pessoas. Ao ter um mindset resolutivo, o profissional ágil acaba precisando desenvolver uma profunda empatia pelo seu time e ou seus clientes. Portanto, ele vai entender suas dores e seus impedimentos para que o projeto possa correr da melhor forma possível.
  • Comunicação: para fazer um projeto andar dentro do esperado, um profissional ágil precisa saber se comunicar – uma característica essencial para o desenvolvimento em uma carreira.

Benefícios das metodologias ágeis

As principais vantagens da aplicação das metodologias ágeis estão ligadas aos valores do manifesto. Com essa implantação, é possível ter um alinhamento melhor sobre o que será entregue ao final do projeto. Dessa forma, as entregas vão sendo adaptadas ao longo do percurso para o melhor resultado ao final do projeto.

Outro grande benefício para as empresa, está ligado a interação da equipe e construção de soluções em conjunto, que geram projetos mais completos e focados na solução dos problemas de maneira holística.

Reduzir os custos também é um fator importante que vai se impulsuionar pelo uso de metodologias ágeis. Com a correção e feedbacks do cliente ao longo do processo não são feitos grandes projetos que não solucionem as dores ou desalinhados da expectativa do decisório.

Ademais, o time também possui mais controle sobre as entregas de cada parte da equipe e assim pode gerenciar e alocar melhor os recursos disponíveis – seja de tempo, financeiro ou de conhecimento.

Quais os 4 valores das metodologias ágeis?

As metodologias ágeis vai se basear 4 principais valores, que são eles: a comunicação, a praticidade, o foco no cliente e flexibilidade. Para cada um desses valores existe uma frase que vai descrever qual o princípio as equipes vão usar.

Quando falamos da comunicação, o princípio fala que os membros da equipe e suas interações são mais importantes que as ferramentas e os processo. Já no segundo pilar, de praticidade, é de usarmos as ferramentas ao nosso favor, que elas não são apenas ferramentas de documentação.

O terceiro pilar fala sobre o foco no cliente, deixando claro que o relacionamento com eles não é apenas para a negociação do contrato, mas que a interação para a constrição da solução é de extrema importância. E o último valor, de flexibilidade, quer trazer a ideia de que reagir as mudanças é mais do que seguir apenas o plano.

Tipos de metodologias ágeis

Entre as metodologias ágeis mais conhecidas temos o Scrum, o Kanban e Lean.

O Scrum é um dos métodos mais populares, nessa metodologia, são marcados intervalos de tempo. Seu objetivo é desenvolver cada etapa, ele é bastante utilizado em projetos de alta complexidade e urgências de entrega.

Já o método Lean, vamos utilizar em projetos reduzidos e mais objetivos, com foco em reduzir desperdícios. Ele vai se basear em três passos – construir, medir e aprender.

O Kanban é uma das metodologias mais simples, focada na divisão de tarefas pelo seu estágio atual. Assim, vai se dividir em: To Do – tarefas a serem realizadas, Doing – tarefas que estão sendo realizadas – e Do – tarefas já finalizadas e/ou aprovadas –

Ferramentas de metodologias ágeis

Entre as inúmeras ferramentas que podem ser utilizadas para a gestão dos métodos agreis, listamos três e suas principais características.

O Trello, e conhecido principalmente por possuir uma visualização de acordo com a metodologia do Kanban, com listas e cartões que podem ser movidos entre as colunas de To Do, Doing e Do.

No entanto, também é possível criar listas com tudo que deve ser executado dentro de um sprint para acompanhamento da equipe.

Outra ferramenta, parecida com o Trello, é o Asana que também possui uma visualização estilo Kanban ou por projetos. Assim, é possível colocar marcos dentro do projeto e solicitar aprovações para terceiros dentro de uma tarefa. Isso vai ajudar o gestor de projeto dentro das metodologias, principalmente do Scrum.

Por fim, o Jira, software desenvolvido pela Atlassian, empresa referência no mercado de desenvolvimento e software e metodologias ágeis, com amplo repertório de relatórios voltados para esse controle, como burndown charts, story points e outras ferramentas que podem ajudar no dia a dia da gestão ágil de projetos.

Como implementar as metodologias ágeis na sua empresa?

O primeiro passo para implementação das metodologias ágeis é a cultura da empresa. É necessário que ela esteja alinhada com os valores do manifesto – colaboração, praticidade, foco no cliente e flexibilidade – estando com a cultura alinhada, é necessário treinar os colaboradores na metodologia que será usada.

Identifique setores chaves que sua empresa possa testar a metodologia e deixe claro quais são os papeis e responsabilidades de cada uma das pessoas no processo.

Por fim, é necessário auditar se as metodologias estão rodando, peça feedbacks para a equipe e para os clientes e crie uma plataforma na qual todas as pessoas envolvidas possam controlar o processo

Gestão de projetos e metodologias ágeis: entenda as relações

As metodologias ágeis revolucionaram a forma que olhamos para o gerenciamento de projetos, mas para o funcionamento das mesmas foi necessário que alguns processos e hierarquias estabelecidas fossem modificados.

Com o passar dos anos, os projetos foram se tornando mais complexos e a necessidade de quebrar eles em pequenas partes foi se tornando essencial, assim o surgimento de métodos como o Scrum e o Lean ajudaram muito empresas na gestão de custos, riscos e na melhoria do relacionamento com os clientes.

Outra grande ajuda das metodologias ágeis para a gestão de projetos, é a relação entre as pessoas da empresa.

O benefício está ligado a clareza das funções de cada uma das partes, na interação entre elas e alinhamento dos momentos nos quais as entregas se conectam e quais são as prioridades de cada uma das partes ao longo de todo processo.

Gostou do conteúdo? Veja também nosso artigo sobre Gestão de Processos!

Publicado por