Blog

Gestão é a nossa causa.

LIVROS DE GESTÃO QUE NÃO PODEM FALTAR NA SUA BIBLIOTECA!

Quem já teve a oportunidade de visitar nosso escritório, sabe que aqui na 4CINCO temos a nossa biblioteca, com todos os nossos livros de gestão preferidos, que está sempre disponível para nossos colaboradores e clientes. E não poderia ser diferente!

Afinal, acreditamos em potencializar o mercado empresarial por meio do conhecimento e da gestão. Para que isso aconteça, portanto, o processo de estar em constante descoberta e desenvolvimento é imprescindível.

Entendemos que existem diferentes formas de se possibilitar uma evolução constante: livros, artigos, cursos, vídeos, entre vários outro. Por isso, hoje compartilharemos alguns dos livros que carregamos embaixo do braço por aí (quase que literalmente!).

Sendo assim, considerando que a literatura em gestão e empreendedorismo é bastante vasta, vamos dividir nossas indicações em dos tipos: “para aquecer!” e “para mergulhar!”.

Para aquecer: as leituras desta sessão serão um pouco mais fluídas e mais leves. Ela são excelentes para irmos aquecendo e iniciando nosso processo de imersão no mundo dos livros empresariais;

Para mergulhar: esses livros são leituras um pouco mais densas e mais demoradas, mas em compensação recheadas de conceitos e de método. Nesse sentido, elas certamente ajudarão você a enxergar as organizações de uma maneira diferente.

A primeira parte, você poderá ler aqui nesse artigo. Já a segunda, você pode conferir aqui.

– Rebeldes têm Asas:

O livro conta a história do Rony Meisler como empreendedor, bem como da Reserva, empresa com propósito, modelo de negócio inovador e fora do comum. Aqui, Rony traz aprendizados importantes sobre o processo de empreender. Além disso, conta várias práticas de cultura, de gestão de pessoas e de relacionamento com clientes.

Por exemplo, o projeto “Reserva Top Sellers”, que é um programa de estímulo ao intraempreendedorismo nas lojas do Grupo. A Reserva percebeu que dentro da empresa haviam vendedores que, sozinhos, faturavam mais anualmente do que muitas empresas.

Por isso, criou esse programa como forma de reconhecer tais pessoas e estimular uma performance diferenciada. Sendo assim, os ganhadores do “Reserva Top Sellers” recebem reconhecimento dentro das lojas e prêmios em dinheiro. Ainda, viajam por todo o Brasil treinando e ensinando outras pessoas do time.

– Os 5 Desafios das Equipes:

Diferente de muitos livros de gestão e liderança, Os 5 Desafios das Equipes traz a narrativa como método de abordar estes temas. Essa narrativa conta o processo fictício de desenvolvimento de uma equipe problemática em uma equipe de alta performance. Além disso, fala sobre o quanto isso pode impactar nos resultados organizacionais.

Os 5 Desafios são, na verdade, 5 disfunções das equipes que barram ou atrasam esse processo de transformação. Duas das disfunções são, por exemplo, a falta de confiança e o medo do conflito. Mas não contaremos os demais desafios para não estragar a surpresa.

– Sonho Grande, Abílio e Vicente Falconi:

Os três livros de gestão são escritos pela jornalista Cristiane Correa e contam as histórias de três gigantes empresários brasileiros. O Sonho Grande conta a história do 3G – dono da AMBEV, Lojas Americanas, Burger King, Kraft Foods, entre outras. É um história inspiradora sobre gestão e negócios!

Já o segundo conta história do Abílio, grande empresário por trás do Pão de Açúcar e hoje da BRF. Essa é uma ótima leitura para quem vive contextos familiares ou de estruturas societárias complexas.

Enquanto isso, Falconi conta a história do “professor Falconi”. Aqui, traz-se sua jornada como consultor e líder de uma das maiores consultorias do país (e até suas falhas como empresário). Além do mais, acompanhamos vários casos das empresas em que ele atua como consultor e conselheiro.

– Faça Acontecer:

Nesse livro, Sheryl Sandberg, COO do Facebook, traz a visão de mulher, mãe e empresária e os desafios inerentes ao gerenciamento desses diferentes papéis em sua realidade.

Mas, além disso, ela traz conhecimentos e insights sobre autoconhecimento, autoconfiança, comunicação interpessoal e proatividade. A autora permeia entre várias outras questões de extrema importância para quem busca se desenvolver enquanto pessoa e profissional!

– Organizações Exponenciais:

Livro queridinho dos empreendedores, o Organização Exponenciais traz exemplos de como as empresas que se utilizam das informações e da tecnologia geram resultados 10x melhores do que seus pares.

Muitas provocações são práticas e servem para a maior parte das empresas. Mas a crítica, claro, é a de que ele é muito voltado para o contexto de start-ups e empresas de tecnologia.

Essas foram nossas indicações “para aquecer”! Na nossa segunda parte, trouxemos indicações “para mergulhar”. Nossa sugestão é que você escolha um dos livros indicados para iniciar a leitura e começar o aquecimento para os próximos que virão na sequência. Boa leitura!

Você sabe o que significa auditoria de gestão?
Descubra com o nosso artigo!