Blog

Gestão é a nossa causa.

ENGAJAMENTO NA PANDEMIA: CONHEÇA OS CASES DA TAG E DA BRIZZA

Engajamento e relacionamento com clientes é complexo em períodos de contato regular. Então o que podemos dizer em tempos de distanciamento social?

Queremos ajudar nossos clientes a expandirem as suas ideias e melhorarem o impacto dos planos de ação. Por isso, buscar melhores práticas no mercado com dois especialistas no assunto: a Laura, da TAG Livros, e o Thomaz, da Brizza.  

Para quem não conhece, a TAG é um Clube de Assinatura de Livros que, hoje, já conta com mais de 50.000 mil associados. Enquanto isso, a Brizza é uma pizzaria inspirada no estilo napolitano, que conta com um cardápio que é a “tradução da tradição”.

Em um bate-papo exclusivo para clientes 4CINCO, eles apresentaram os seus cases no nosso Clube de Gestão. O encontro foi super interessante e trouxe vários aprendizados. Abaixo seguem alguns dos insights e dicas que surgiram durante o momento:

#1 SE MANTER PRÓXIMO DO CLIENTE MESMO LONGE

Nesse momento de distanciamento, mais do que nunca, é necessário se fazer presente – mesmo que de longe! Sabemos que a experiência como um todo está diferente, mas, ainda assim, a TAG e a Brizza nos contaram um pouco sobre como é possível buscar proximidade ao cliente – ainda que não fisicamente!

POSICIONAMENTO A TAG lançou a campanha “A leitura é a menor distância entre você e você mesmo”, estimulando através de lives com autores a discussão e o aprofundamento sobre o papel da leitura como forma de empatia. Nesse sentido, a ação contou com dois encontros por semana, atingindo duas mil pessoas por evento.

BRIZZA EM CASA – A Brizza ensinou seus seguidores a fazerem a massa de pizza da Brizza em casa, com o intuito de se manter próximo dos seus clientes. Além disso, a medida gerou uma fonte de entretenimento pra quem queria aprender algo novo!

LENDO JUNTO –  Sabendo do momento de ansiedade que estamos vivendo, a TAG também desenvolveu a campanha “Lendo Junto” como forma de dividir e incentivar a leitura com os associados. Assim, cada semana conta com 11 páginas de leitura, que depois são compartilhadas e discutidas com autores. Elisa Lucinda e Ana Paula Xongani são exemplos desta edição!

2# COLABORAR!

 O momento não é de competir, é de construir em conjunto! Em função da mudança nos hábitos e ações do mercado como um todo, a TAG e a Brizza foram além do relacionamento com o consumidor. Elas buscaram formas de se unir e ajudar outras empresas, assim como de reconhecer aquelas profissões que estão fazendo tanto por tantas pessoas nesse momento delicado!

BRIZZA PARA SUPER HERÓIS – A Brizza sempre manteve ações sociais no seu calendário anual porque acredita que é preciso retribuir à sociedade de alguma forma. No período de COVID, isso se intensificou e semanalmente pizzas são doadas para instituições que são consideradas essenciais e não puderam ficar em quarentena. 

CARTAS PERSONALIZADAS – Com o objetivo de se manter ainda mais próximo dos associados da área da saúde, a TAG pediu para que o time escrevesse cartinhas para profissionais da saúde que assinam a TAG. Ao todo a marca enviou 103 cartinhas, todas personalizadas para gerar um pouco de conforto para esses profissionais!

COLLAB DE MARCAS – Antes mesmo da pandemia a Brizza já se unia a empresas do mesmo segmento para proporcionar produtos e experiências diferentes para os clientes. Na pandemia, essa união aumentou ainda mais: a Brizza tem se juntado com outros restaurantes para criar sabores inéditos para os clientes. Além disso, ajuda a gerar uma renda extra para tais estabelecimentos.

DOAÇÃO DE LIVROS – O “Desafio TAG” reuniu uma série de dicas de como usufruir de todas as experiências que a empresa estava proporcionando para os clientes. Dessa forma, foi lançado um desafio, e para cada associado que aderisse à campanha lançada a TAG combinou que doaria 3 livros. Os livros ainda não foram doados, mas já foram centenas de associados aderindo à campanha 🙂 

#3 USAR O ONLINE!

Sabe-se que o isolamento provocou muitas mudanças… Ele trouxe desafios, obstáculos, mas também muitos aprendizados. Um dos pontos mais falados nos últimos meses tem sido a importância de se utilizar o online como ferramenta de comunicação, engajamento e relacionamento. Confere algumas das ações feitas pela Brizza e pela TAG no ambiente online!

CAMPANHAS LITERÁRIAS – A TAG lançou uma série de campanhas digitais para se manter próxima dos seus associados. Entre elas, o quizz “Qual seu signo literário”, que super vale a pena conferir! Ele viralizou organicamente e gerou muita interação entre os associados!

TRANSPARÊNCIA – A Brizza optou por se manter próximo dos clientes usando as redes sociais e está fazendo uma série de posts para manter os clientes atualizados sobre as decisões em relação à operação do restaurante. A transparência, segundo eles, é a principal ferramenta para manter o público engajado e dando suporte às decisões tomadas. 

 #4 INOVAR!

Por fim, o último ponto de destaque do nosso momento juntos foi a importância da inovação. Sabemos que, em meio a um momento de tantas incertezas, provocar a inovação pode ser um grande desafio. Ainda assim, a TAG e a Brizza nos contaram um pouquinho sobre algumas ações novas feitas nesse momento e a importância delas para manter a proximidade com o cliente. Além disso, em alguns casos, o momento atual pode ser uma boa oportunidade para tirar ideias antigas do papel!

PIZZA CONGELADA a pandemia gerou novas necessidades e a Brizza ficou atenta a elas! Foi lançada uma nova linha de produtos, as pizzas congeladas, que estão sendo comercializadas no Mercado Brasco. O Thomaz disse que eles sempre tiveram um preciosismo muito grande pelo produto e por isso antes não tinham se aventurando a lançar novos canais e produtos. Mas, com a demanda do público, acabaram se adaptando sem deixar de proporcionar a experiência padrão da Brizza. 

ÁUDIO BOOK/ E-BOOK E MUITO MAIS a TAG também tem usado o período para testar novos serviços e se manter ainda mais próxima do público. Eles enviaram alguns e-books para clientes e também testaram o envio de áudio books. Com as pessoas passando mais tempo em casa, eles decidiram se adaptar e pensar em mais experiências para manter o público engajado e entretido! 

DICAS PARA RELACIONAMENTO COM CLIENTES

Como forma de encerrar nosso bate papo, contamos com duas dicas finais para todas as empresas que desejam iniciar o relacionamento com cliente:

·  “A troca tem que ser transparente e com objetivo de estabelecer um diálogo. Sempre que o meu cliente me der um feedback, eu vou aprender e isso vai ajudar a construir a minha marca”.

·  “Relacionamento acontece só quando existe a disposição de ouvir o cliente. O relacionamento não pode ser imposto, ter que se preocupar com todos os detalhes e saber ouvir! Muita coisa é co-criada com os associados”.

O Clube de Gestão é um encontro exclusivo para clientes da 4CINCO que buscam inovação e compartilhamento de melhores práticas no dia a dia dos seus negócios.

Você já ouviu falar sobre customer sucess?
Saiba mais sobre essa temática relacionada ao
engajamento de clientes com o nosso artigo!