Controle financeiro empresarial: qual o melhor método para fazer?

controle financeiro

Nesse texto vamos apresentar:

O controle financeiro empresarial é um dos principais temas quando falamos de gestão financeira. Não é muita novidade que a gestão financeira é um elemento central nas empresas. Ter as finanças sob controle é sinônimo de manter sua empresa saudável e preparada para desafios, riscos e oportunidades do mercado.

Portanto, hoje, iremos falar mais sobre a definição de controle financeiro, sua importância, benefícios e em como realizar. 

O que é controle financeiro empresarial?

O controle financeiro é uma das atividades mais importantes de uma empresa. É a partir dele que conseguimos avaliar se o planejamento financeiro está sendo realmente colocado em prática no dia a dia.

Existem diversos processos que são englobados no controle financeiro empresarial, sendo alguns deles: o controle de movimentações bancárias, checagem de relatórios financeiros etc.  Ou seja, todas essas tarefas permitem que o responsável tenha uma visão ampla sobre o caixa de seu negócio.

Muitas pessoas confundem o controle financeiro empresarial com o pessoal, e esse é um ponto que devemos tomar muita atenção.

A separação das contas e pagamentos na PF e na PJ, são fundamentais para um bom controle financeiro. Um dos principais problemas que essa mistura entre contas ocasiona, é a dificuldade em enxergar o resultado real do seu negócio.

Assim, com a mistura de PF e PJ, ainda existem outros riscos como a dificuldade de identificar o que são despesas empresariais e o que são as despesas pessoais.

Assim, após conhecer a importância e o riscos de manter as despesas pessoais e empresariais juntas, é importante começar a separar essas informações e controlar rigorosamente para não as misturar.

Por fim, com essas informações separadas, você vai conseguir tomar decisões muito mais assertivas em relação ao futuro da sua empresa. 

 Qual a importância do controle financeiro para as empresas?

Em tempos de incertezas, como a pandemia ocasionada pela COVID-19, percebemos que o controle financeiro é um fator chave para a sobrevivência de diferentes empresas. Portanto, uma empresa com um controle financeiro realizado de forma correta, consegue tomar decisões corretas sempre se baseando em fatos para a melhor tomada de decisão. Dessa forma, com as informações corretas, no tempo correto conseguimos muitas vezes prever surpresas que poderiam aparecer no dia a dia. 

A partir do controle financeiro é possível acompanhar o crescimento do seu negócio. Em diversos casos um número maior de vendas ou faturamento não significa que a empresa está lucrando mais, e para analisarmos as informações de lucro líquido da empresa precisamos dos dados controlados da forma correta. 

Redução de gastos são um ponto que todo o empresário está sempre de olho, mas sem conseguir controlar para onde estão indo os recursos da empresa essa assertividade de em qual área cortar gastos se complica. Afinal, não adianta cortar os gastos de uma área extremamente importante para o negócio sem ter o conhecimento claro dos resultados da empresa. 

Além disso, investimentos mal planejados podem resultar em um grande prejuízo para empresas. Com um controle financeiro podemos fazer investimentos mais assertivos, muitas vezes sem prejudicar a saúde financeira do nosso negócio.

Outra vantagem do controle é conseguir aproveitar oportunidades que surjam de surpresa, como por exemplo uma negociação de compra em maior quantidade com um fornecedor estratégico. 

4 dicas para fazer controle financeiro empresarial

Confira 4 dicas para ter um bom controle financeiro empresarial:

1.     Registre todas as movimentações bancárias

Para garantir que você possui todas as informações financeiras do seu negócio, o primeiro passo é registrar todas as movimentações bancárias realizadas no período. A separação de contas pessoais e empresariais são muito importantes para esse passo. Assim, como já mencionado nos parágrafos acima, essa separação é fundamental para o registro correto das informações. 

Separe um momento da semana (ou do dia) para fazer o controle desses pagamentos e recebimentos. Por fim, uma dica é para não deixar acumular muito tempo sem esse controle financeiro apurado, recuperar o atraso pelo controle precário será muito mais demorado que o controle semanal dessas movimentações bancárias.

2.     Classifique corretamente suas despesas

A classificação correta das despesas e custos é uma parte extremamente importante no controle financeiro empresarial. Saber em qual área está sendo alocado os recursos da empresa, auxilia para analisarmos a eficiência da operação. É com esse controle, que é possível pensarmos em cortes de gastos na empresa. 

A categorização dos movimentos bancários pode variar de empresa para empresa, isso acontece pelas diferentes realidades que cada empresa enfrenta no dia a dia. 

3.     Acompanhe o Resultado da sua empresa

Registrar todas as informações é um passo muito importante para o controle financeiro. No entanto, precisamos transformar todas os registros em informações úteis para análises financeiras. Existem diversos formatos de análise para você acompanhar no dia a dia.

As principais informações que olhamos dos nossos clientes são: Fluxo de Caixa, DRE e Balanço / Balancete Econômico. O Fluxo de caixa é um grande aliado para o controle financeiro de suas empresas, é a partir dele que olhamos para a situação do caixa da nossa empresa.

4.     Defina uma rotina e responsáveis

Definir uma rotina para o controle financeiro é um fator que vai facilitar muito o controle financeiro da sua empresa. Não existe uma rotina correta para todas as empresas.

Aqui na 4CINCO, por exemplo, alguns clientes fazem esse controle de entradas e saídas diariamente enquanto outros clientes fazem um controle com um período mais espaçado de tempo. 

Você precisa definir o que funciona melhor para a realidade do seu negócio e seguir essa rotina rigorosamente. No entanto, não basta apenas definir a periodicidade, precisamos também escolher um responsável para esses registros.

Em diversas empresas, o sócio acaba se envolvendo na parte dos registros de entradas e saídas, mas nada impede que existam outros responsáveis pelo processo também.

Qual o melhor jeito de fazer controle financeiro empresarial?

O melhor jeito para fazer o controle empresarial pode variar muito dependendo da realidade do seu negócio. Por exemplo, em alguns clientes da 4CINCO utilizamos o Excel para fazer o controle financeiro.

No entanto, pelo tamanho e complexidade dos registros financeiros de alguns clientes é necessário a utilização de softwares financeiros para fazer essa atividade. 

Gostou do conteúdo? Você também vai gostar do nosso conteúdo sobre Fluxo de Caixa no Excel!

Publicado por