Otimifica

Gestão que prepara o caminho para o crescimento

Project Info

Client Otimifica

Project Description

Em um ano, a empresa, que presta consultoria em marketing e reputação digital, aprimorou todas as áreas.

Empresa de consultoria em estratégia de comunicação e marketing com foco em digital, a Otimifica alcançou resultados surpreendentes já depois de um ano de trabalho com a 4CINCO, com crescimento de 227% no faturamento. Formada por dois sócios, a empresa tem sede em Porto Alegre e atua no Rio Grande do Sul e em São Paulo, aplicando o Inbound PR, método criado pela fundadora da empresa, que busca a construção de relacionamentos que geram reputação e vendas simultaneamente.

A Otimifica procurou a 4CINCO em 2017, em busca de um conhecimento especializado em gestão. “Essencialmente, o trabalho mudou a empresa. Eu sempre tive muita visão de gestão, mas eu não tenho conhecimento técnico nem tenho capacidade de fazer tudo”, conta a sócia e diretora executiva, Ariane Feijó. Na época, embora apresentasse um faturamento relevante, o negócio precisava esclarecer aspectos da estrutura societária e financeira, além de um direcionamento com foco nos desdobramentos da estratégia adotada para o crescimento.

O primeiro passo da parceria com a 4CINCO foi trabalhar a estrutura societária da Otimifica, que é formada por dois sócios. O trabalho possibilitou a definição dos percentuais e a criação de um acordo de sócios, com o entendimento claro da função de cada um dentro da organização.

O planejamento estratégico foi outro destaque dessa parceria, no sentido de traçar um plano com metas possíveis que levassem a empresa para a frente. “O maior desafio foi entender como queríamos crescer, e aí começamos a entender a importância de construir um orçamento realista e de crescer de acordo com a nossa capacidade, com a nossa mentalidade de negócio também. Às vezes, o empresário quer dar um salto maior do que a perna, mas não tem condições, não tem equipe”, ressalta Ariane.

Os resultados foram percebidos em 2018, uma vez que o faturamento da Otimifica cresceu 227% em relação a 2017, além da conquista de novos clientes e de uma média de 30% de EBITDA, indicador que mede os resultados exclusivamente da operação da empresa. Nesse contexto, também foi pensada uma estrutura financeira, até então ausente na empresa. “O controle foi outra grande entrega da 4CINCO, o que nos ajuda a manter os projetos em foco. É um acompanhamento fundamental”, avalia Ariane.

Outras áreas do modelo de gestão também foram trabalhadas, como o recrutamento e a seleção de colaboradores, com a criação de estruturas e processos de gestão de pessoas, a formalização de um método de prestação de serviços, a precificação e ainda a comunicação com os clientes.

O serviço, feito de forma contínua, é realizado como uma parceria entre as empresas, como destaca Ariane: “A sensação que eu tenho é de que não vai existir problema na empresa que eu não possa conversar com a 4CINCO e encontrar caminhos. Com a 4CINCO, nós sempre sabemos qual vai ser o próximo passo.”