DHBT

Project Info

Client DHBT

Project Description

Incorporadora e construtora consolidou sua operação e adiantou pelo menos uma década nos seus processos de gestão.

Uma das recentes conquistas da DHBT foi um avanço de pelo menos uma década no processo de gestão da empresa no período de alguns meses. Essa é a avaliação que faz Henrique Moroni, um dos sócios da incorporadora e construtora de Gravataí/RS, com foco em empreendimentos de médio padrão.

Com mais dois sócios, Bruno Moroni e Tomás Hoppe de Lima, a DHBT procurou a 4CINCO em um momento em que ainda não havia estrutura de gestão nem informações necessárias para o processo, principalmente no que diz respeito à operação e ao financeiro. Nesse contexto, que incluía a falta de um alinhamento entre os sócios, a empresa apresentava um contexto de prejuízo operacional.

O trabalho teve início com a organização da estrutura societária. “Como toda empresa jovem, quando elas iniciam com sociedade, é difícil implementar alguma coisa, porque muitas vezes falta comunicação, faltam ferramentas e processos”, relata Henrique. O trabalho com a 4CINCO fez com que os três sócios alinhassem a estratégia, fato que permitiu que os processos fluíssem.

Entre os eixos desenvolvidos em parceria com a 4CINCO estão a gestão da operação, a gestão de projetos, o financeiro e a estratégia. “Tudo mudou na empresa. Nos profissionalizamos e nos preparamos para o futuro. Temos agora gestão profissional e ambições e valores reais e alinhados”, avalia o empresário. Com o resultado ultrapassando a expectativa da DHBT, o trabalho com a 4CINCO, que estava inicialmente idealizado pela empresa para durar por seis meses, se estendeu para um serviço contínuo, o que se reflete principalmente no planejamento da estratégia, que passou a ter metas e prazos para cumprir.

Além disso, várias áreas da DHBT foram otimizadas. Primeiramente, foi construído um processo de incorporação, além da criação de processos dentro das obras que organizaram a operação. A equipe também foi aprimorada, com a troca e a capacitação adequada dos colaboradores. Com um financeiro abastecido de informações e um controle com ferramentas e indicadores, hoje a empresa consegue tomar decisões mensais embasadas nesses dados. Por fim, uma estratégia também foi traçada e consolidada para o crescimento da empresa.

Ainda que os resultados financeiros da DHBT sejam observados em um prazo de 3 a 4 anos, a empresa está consolidada e equipada com processos e ferramentas de gestão já registrados no aprendizado.

“A empresa levaria anos para chegar ao ponto em que está agora se não fosse a 4CINCO. Eu tinha estimativa de chegar onde estou hoje, em relação a processo, daqui a uns 10 anos no mínimo”, explica Henrique.

Devido a essa solidez conquistada, a DHBT já planeja expandir o seu modelo de negócio.