PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: O ALIADO DOS RESULTADOS

Nesse texto vamos apresentar:

Planejamento estratégico é um dos temas mais falados da gestão. Ainda assim, muitas empresas, principalmente as pequenas e médias, não conseguem conduzir esse processo de maneira efetiva. Nesse sentido, a literatura referente a métodos de planejamento estratégico está muito voltada para o ambiente de grandes empresas. Além disso, sua aplicabilidade nas pequenas é muito dificultada pelo dia a dia corrido dos seus gestores e pelas questões que surgem no meio do caminho.

Nesse artigo, vamos desmistificar tudo o que você precisa saber sobre esse processo, bem como apresentar um pequeno passo a passo de 7 etapas para implementá-lo nas empresas.

O que é o planejamento estratégico de uma empresa?

Antes de entrarmos na explicação sobre o que é planejamento estratégico, importante entendermos a origem e o significado de estratégia:

Nesse sentido, a palavra estratégia tem origem grega. Provém de stratego, que significa a arte da liderança. Nesse contexto, ela era utilizada para designar a função do chefe do exército. Durante vários séculos, os militares utilizaram esta palavra para definir o caminho que era dado à guerra, visando à vitória militar. Assim, a elaboração de planos de guerra passou a ser denominada estratégia.

Então, no contexto empresarial, o planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão amplamente utilizada pelas organizações. Oliveira considera que o planejamento estratégico é um instrumento administrativo relacionado à estratégia empresarial, sendo a sustentação do desenvolvimento e da implementação de estratégias empresariais.

Planejamento estratégico: por onde começar?

O ponto de partida para o processo de planejamento estratégico está no ato de analisar o ambiente interno da empresa, entendendo o estado atual e o estado futuro desejado, e o ambiente externo, como as oportunidades e ameaças.

Na sequência, o alinhamento estratégico vem para definir os norteadores estratégicos (propósito, missão, visão e valores), que serão fundamentais para o desdobramento da estratégia na gestão

Para o desenvolvimento das demais etapas do processo, algumas ferramentas cumprem um papel importante para o entendimento e a clareza das decisões que vão ser tomadas ao longo do planejamento estratégico.

Uma dessas ferramentas é o modelo canvas ou business model canvas. A partir dela, é possível visualizar o modelo de negócio em nove blocos. Nesse sentido, o bloco central contém a proposta de valor, os blocos à direita descrevem como e para quais clientes essa proposta de valor será entregue e os blocos à esquerda descrevem elementos da estrutura interna da empresa para viabilizar a entrega da proposta de valor.

framework do business model canvas
Business Model Canvas

A partir da clareza que o business model canvas vai nos trazer a respeito do negócio, será possível, por exemplo, entender quais os processos internos que precisam ser otimizados para entregar a proposta de valor. E, caso esse exemplo seja constatado, um dos possíveis objetivos pode ser justamente a otimização dele.

 Planejamento tático

A partir do planejamento estratégico, é desdobrado o planejamento tático, que é justamente o exercício do exemplo anterior: entender quais serão os objetivos estratégicos que serão desdobrados a partir da visão. Em outras palavras, definir os objetivos que irão direcionar os planos de ações para a visão.

Planejamento operacional

E, por sua vez, o planejamento tático irá se desdobrar no planejamento operacional, que irá detalhar os planos de ações em cronogramas de atividades que precisam ser desenvolvidas, com seus responsáveis e os prazos.

 Controle e acompanhamento

No que diz respeito ao controle e acompanhamento das ações desdobradas do planejamento estratégico, o balanced scorecard – também conhecido pela sigla BSC é um método voltado para esse gerenciando a partir de 4 perspectivas que, por sua vez, estão vinculadas aos objetivos estratégicos. Em outras palavras, o balanced scorecard funciona como um mapa estratégico que resume os principais objetivos organizacionais. As 4 perspectivas são:

  • Financeira: indicadores como faturamento, fluxo de caixa, custos, despesas etc.
  • Clientes: NPS, índice de satisfação, aceitação sobre o produto etc.
  • Processos internos: novos produtos, ciclo de produção, atendimento ao cliente etc.
  • Aprendizado e crescimento: capacitação de colaboradores, desempenho, turnover, entre outros.

Qual a importância do planejamento estratégico?

O planejamento estratégico cumpre um papel muito importante nas organizações e algumas das principais vantagens são:

  • Esclarecer e formalizar a estratégia para todos as pessoas envolvidas (direção, colaboradores, clientes, investidores etc.)
  • Direcionar os esforços e recursos para a visão, aonde queremos chegar. Quando isso não está claro, algumas ações podem conflitar entre si.
  • Identificar oportunidades de melhoria a partir da análise do ambiente interno e externo.
  • Tornar a organização mais preparada para mudanças, criando um plano para o futuro.
  • Reconhecer e resolver problemas

Planejamento estratégico: passo a passo.

Na parte anterior do artigo, falamos sobre diversas características e ferramentas a respeito do planejamento estratégico, mas agora vamos para o passo a passo na prática!

1) PROBLEMAS ESTRATÉGICOS

O primeiro passo para desenvolver um planejamento estratégico é entender quais os problemas estratégicos da empresa. Nesse sentido, nós costumamos dizer que os problemas estratégicos são aqueles que impedem o crescimento da empresa. 

Geralmente, se tem clareza desses problemas olhando para o ambiente interno e externo e entendendo gaps e fraquezas. Por exemplo, se a minha operação não é rentável (não possui EBITDA positivo – leia mais em O que o EBITDA diz sobre a sua empresa?), não adianta eu querer lançar um novo produto. Ou seja, o problema estratégico deste ciclo é primeiro tornar a operação rentável. 

Além disso, uma empresa que costuma analisar e discutir seus resultados constantemente, geralmente já possui clareza desses problemas. Caso contrário, se recomenda um processo de diagnóstico antes de prosseguir.

2) ALINHAMENTO ESTRATÉGICO

Com a clareza dos problemas estratégicos, o primeiro passo para o planejamento estratégico é fazer um alinhamento sobre a estratégia da empresa. 

Aqui, existem vários elementos e modelos que podem ser usados. Assim, para simplificar, o principal é chegar a um acordo sobre quais os norteadores estratégicos da empresa

  1. Qual é a missão – o que a empresa faz e qual o propósito? 
  2. Qual é a visão e o sonho da empresa, aonde ela quer chegar? 
  3. Quais são os nossos valores, o que a empresa não abre mão na tomada de decisões? 

Nesse sentido, o mais importante nesse processo é ter clara qual a visão da empresa – que será usada para desdobrar o caminho e próximos passos. Aqui, também pode ser desenhado o modelo de negócio pretendido, os ciclos e marcos estratégicos, de maneira a deixar claro o caminho de crescimento etc.

3) MODELO DE GESTÃO – OBJETIVOS E INDICADORES

Definida a visão da empresa, nesta etapa, deve ser estruturado o modelo de gestão do negócio. Ou seja, para atingir essa visão, quais objetivos e indicadores a empresa precisa acompanhar e controlar? 

Dependendo do tamanho e do momento da empresa, esse modelo de gestão pode ser desdobrado em vários níveis: estratégico, gerencial, operacional – ou por áreas e pessoas. Aqui, lembra-se de que os objetivos devem ser mais amplos e qualitativos – enquanto os indicadores (vinculados a objetivos), definem como cada objetivo será medido.

Exemplo: se o objetivo é aumentar a penetração de mercado, os indicadores serão mais comerciais: faturamento, ticket-médio, efetividade comercial etc. Se for aumentar ou obter rentabilidade, os indicadores serão mais financeiros: EBITDA, margem líquida, giro de caixa etc.

Leia também nosso conteúdo completo sobre Gestão!

4) METAS

Com os indicadores definidos, o próximo passo do planejamento estratégico é definir metas para cada um deles. 

A meta, então, é o “conteúdo” de cada indicador e deve definir o valor (GAP) a ser atingido e o prazo de atingimento. Nesse sentido, recomenda-se entender qual o gap entre o resultado atual do indicador e o desejado.Aqui, é importante considerar o histórico da empresa no indicador e a capacidade da empresa. 

Por exemplo: se eu defino que quero dobrar o faturamento em um ano, devo ter clareza se possuo os recursos necessários para isso. Caso contrário, a meta perde a função de ser uma projeção de expectativa e vira uma definição irreal.

5) PLANOS DE AÇÃO

Com a clareza de objetivos e metas, devem ser estabelecidos os planos de ação. Ou seja, essa é a etapa de definir o que será feito para atingir os resultados. 

A recomendação aqui é organizar as ações em “projetos estratégicos” e cuidar para definir bem os desdobramentos: quais entregáveis, prazos, responsáveis de cada projeto? Essas perguntas devem estar claras para o plano de ação ser passível de ser implementado.

6) ORÇAMENTO

A etapa de orçamento, ou plano financeiro, é quando são feitas as projeções de receitas, custos e despesas que vão mostrar se o planejamento estratégico vai gerar (financeiramente) os resultados desejados. 

Aqui, é importante considerar cenários: se eu não atingir a meta financeira, por exemplo, como fica o meu orçamento de despesas?

Passo a passo para ter controle sobre as finanças da sua empresa

7) CONTROLE – REUNIÕES, MARCOS, COMEMORAÇÕES E REVISÕES

Por fim, e não menos importante, o exercício de planejamento estratégico deve considerar como será feita a etapa de controle da gestão. Ou seja, devem ser definidos como serão as reuniões para controle de indicadores, plano de ação e resultados financeiros e também quais serão os marcos e comemorações de metas – este último é importantíssimo para deixar o planejamento “vivo” na empresa. 

É importante, nesta etapa, também considerar como e quando o planejamento será revisto. Nossa sugestão é revisar a parte estratégica em um ano, e os planos de ações, metas e orçamento, a cada três meses.

Ficou com vontade de iniciar ou revisar o planejamento estratégico da sua empresa? No nosso artigo sobre norteadores estratégicos explica o passo a passo de como iniciar esse desdobramento da estratégia!

Publicado por