LIVROS DE GESTÃO QUE NÃO PODEM FALTAR NA SUA BIBLIOTECA! – PARTE 2

Nesse texto vamos apresentar:

Como prometemos em nosso primeiro artigo sobre livros de gestão que não podem faltar na sua biblioteca, chegou a hora de compartilhar a segunda parte da nossa lista. Nesse sentido, vamos trazer neste texto as obras feitas para mergulhar no tema.

– O Verdadeiro Poder:

Esse é um livro de gestão clássico do Professor Falconi sobre o método de gestão que ele entende como o “verdadeiro poder” das empresas. Portanto, não é uma leitura tão “suave”, mas permite o entendimento do processo gerencial como um todo.

A obra é bastante voltada para o contexto de grandes empresas – e até, de certo modo, pro segmento industrial. No entanto, a leitura vale a pena para entender o método tão difundido por Falconi. 

– Empresas Feitas para Vencer, Empresas Feitas para Durar e Como as Gigantes Caem:

Jim Collins, o escritor dos três títulos citados acima, é considerado o sucessor de Peter Drucker, um dos maiores nomes da história da administração). Dessa forma, ele fundou o Boulder, um laboratório de pesquisas em administração  voltado para o estudo de tópicos como liderança moderna e gestão.

Nestes três livros sobre gestão, Collins aborda temas como: quais são os elementos chave de empresas vencedoras, como empresas podem prosperar em cenários turbulentos e incertos e os principais motivos que fazem empresas fracassarem. Seno assim, poderíamos escrever um artigo inteiro falando apenas sobre as obras de Collins (quem sabe escrevamos?) mas, enquanto isso, recomendamos fortemente a leitura desses três títulos!

– 48 Leis do Poder:

Essa é uma leitura um pouco diferente, sob o viés de gestão. Contudo, permite o aprofundamento do leitor sobre o entendimento do que é o poder, como funciona, quais suas vantagens e como utilizá-lo para obter resultados nos negócios e na vida pessoal.

Robert Greene, o autor, traz 48 “leis do poder” – literalmente! Nossa dica é ler uma lei por dia e tentar aplicar em algum contexto profissional do dia-a-dia. Em suma, este livro de gestão contribui muito para o desenvolvimento comportamental.

– Execução Premium:

Outro livro de gestão clássico, recomendamos o título Execução Premium, escrito pela dupla Kaplan e Norton. Vale lembrar, também, que eles são os criadores do Balanced Scorecard – o famoso “BSC” – e dos Mapas Estratégicos.

Neste livro de gestão, eles abordam um dos problemas mais complexos das empresas: a execução (ou a falta dela). Dessa forma, os autores mostram que planejamento estratégico sem execução é uma utopia. Alinda, trazem um programa de seis etapas para que as empresas integrem suas estratégicas com a execução operacional.

Além das leituras de livros de gestão, existe outra dica que, para nós, é muito valiosa: o processo de desenvolvimento e aprendizado é ainda melhor quando compartilhado! Sendo assim, a oportunidade de discutir enriquece o aprendizado, ajuda na absorção do conteúdo e, muitas vezes, nos faz olhar para o novo conteúdo sob uma ótica diferente.

É por isso que recomendamos algumas dessas leituras (e outras) para alguns dos nossos clientes e buscamos discuti-las posteriormente. Exatamente por isso, estendemos o convite a você, também!

Se você se interessou por alguma das leituras acima, gostaria de alguma outra indicação (a lista com todas as recomendações não para por aqui!) ou tem alguma indicação para nos dar, vem falar com a gente! Amamos discutir livros e ideias. Boa leitura!

Você sabe qual é a importância do controle de gestão para a sua empresa? Confira com o nosso artigo!

Publicado por