Blog

Gestão é a nossa causa.
finance

Gestão financeira: saiba o que é e quais seus benefícios

A gestão financeira compreende o exercício de controlar as movimentações financeiras, analisar e interpretar os resultados, planejar a melhor alocação de recursos e suportar com fatos e dados todas as decisões estratégicas que a empresa deve tomar. Neste caso, gestão financeira está intimamente ligada à estratégia das organizações e precisa ser analisada em conjunto.

Por que a gestão financeira é importante?

Atividades como entender e analisar os indicadores, identificar as ações para otimizar o lucro da empresa, controlar as metas e acompanhar o caixa, reúnem algumas das responsabilidades da gestão financeira e que, ao mesmo tempo, já sinalizam a importância de todas as empresas conseguirem executar esse processo internamente.  

Portanto, no contexto da empresa não conseguir exercer a gestão financeira, muito provavelmente uma série de decisões erradas podem acontecer, levando a operação ao prejuízo, endividamento e falta de caixa para cumprir com as obrigações financeiras. 

Quais são as funções da gestão financeira?

Diante disso, como forma de exemplificar melhor quais são as atribuições dessa área, podemos dividir em dois pilares: operação (curto prazo) e estratégico (longo prazo). 

Logo, as funções ligadas à operação podem ser resumidas em manter as informações vigentes (entradas e saídas) atualizadas e categorizadas em um Plano de Contas. Tendo esses dados disponíveis e coerentes, a gestão financeira é responsável por administrar o controle do fluxo de caixa e fazer os fechamentos mensais de lucro, de modo a identificar ações na própria operação que possam ser melhor otimizadas. 

Por outro lado, as funções mais estratégicas (e, portanto, mais de longo prazo) englobam os processos de planejamento financeiro, estratégias de crescimento, entender as melhores decisões sobre os investimentos e financiamentos da empresa e, por mim, administrar o patrimônio como um todo. Este último pode ser melhor exemplificado no Balanço Patrimonial – que é a consequência da administração do ativo e passivo da organização.

Benefícios da gestão financeira para sua empresa

Os benefícios de uma boa gestão financeira equivalem a uma boa gestão dos recursos da empresa. Por consequência, a melhor otimização dos lucros e estratégias de crescimento. 

Sendo assim, a tomada de decisão é muito mais assertiva e consciente, e os riscos melhor mensurados e reconhecidos. Em outras palavras, a gestão financeira garante maiores lucros e diminui as chances da empresa passar por dificuldades financeiras.

5 dicas para fazer uma boa gestão financeira

Diante disso, como forma de executar melhor a gestão financeira nas empresas, confira cinco importantes dicas que estão conectadas com as responsabilidades dessa área: 

  • Construa um Plano de Contas coerente e alinhado com a estratégia da empresa! Sem isso, fica mais difícil conseguir identificar os erros e pontos de melhoria. O Plano de Contas precisa ser personalizado e de fácil entendimento sobre todas as movimentações financeiras da empresa. 
  • Estude as referências do seu segmento e identifique como está a sua empresa. Exemplo: o quanto os meus melhores concorrentes gastam em CMV (Custo Mercadoria Vendida)? O quanto o meu setor costuma ter de margem de lucro (percentual do lucro sobre o faturamento)? Através do Plano de Contas é possível identificar se a empresa está dentro da referência de mercado. Para conferir mais exemplos de indicadores financeiros, clique aqui
  • Registre absolutamente tudo o que acontece financeiramente na empresa. Neste caso, conte com uma ferramenta que suporte o registro das informações em dia e que seja de fácil acesso. A ferramenta nem sempre é a solução para tudo, às vezes uma boa planilha de Excel resolve! 
  • O processo de fechamento de indicadores financeiros não pode ser procrastinado. É nesse momento que os gestores devem parar para analisar a situação financeira da empresa e tomar as decisões do dia a dia. O processo precisa responder a estrutura financeira da empresa, já falamos mais sobre isso em outro artigo aqui no nosso blog. Só conferir
  • Cuide do caixa, ele é um dos indicadores mais importantes da saúde da empresa e está totalmente ligado com a gestão financeira de curto e longo prazo. Caso queira saber mais sobre o caixa, temos um artigo só sobre ele.

Se interessa por assuntos de gestão?  Então confira o nosso artigo sobre a importância do controle de gestão!

Leave a Reply