Blog

Gestão é a nossa causa.

LIVROS DE GESTÃO QUE NÃO PODEM FALTAR NA SUA BIBLIOTECA! – PARTE 2

Como prometemos em nosso primeiro artigo sobre livros de gestão que não podem faltar na sua biblioteca, chegou a hora de compartilhar a segunda parte da nossa lista. Agora, chegou a hora de falarmos sobre aqueles livros feitos para mergulhar no tema.

Para mergulhar!
– O Verdadeiro Poder:

Livro clássico do Professor Falconi sobre o método de gestão que ele entende como o “verdadeiro poder” das empresas. É uma leitura não tão “suave” mas que permite o entendimento do processo gerencial como um todo. Bastante voltado, no entanto, para o contexto de grandes empresas – e até, de certo modo, pro segmento industrial – mas vale a pena para entendimento do método tão difundido pelo Falconi. 

– Empresas Feitas para Vencer, Empresas Feitas para Durar e Como as Gigantes caem:

Jim Collins, o escritor dos três títulos citados, é considerado o sucessor de Peter Drucker (um dos maiores nomes da história da administração). Fundou o Boulder, laboratório de pesquisas em administração, voltado para o estudo de tópicos como liderança moderna e gestão. Nesses três livros, Collins aborda temas como: quais são os elementos chave de empresas vencedoras, como empresas podem prosperar em cenários turbulentos e incertos e os principais motivos que fazem empresas fracassarem. Poderíamos escrever um artigo inteiro falando apenas sobre as obras de Collins (quem sabe escrevamos?), mas enquanto isso, recomendamos fortemente a leitura desses três títulos!

– 48 Leis do Poder:

Uma leitura um pouco diferente, sob o viés de gestão, mas que permite o aprofundamento do leitor sobre o entendimento do que é o poder, como funciona, quais suas vantagens e utilizá-lo para obter resultados nos negócios e na vida pessoal. Robert Greene, o autor, traz (literalmente!) 48 “leis do poder”. Nossa dica é ler uma lei por dia – e tentar aplicar em algum contexto profissional do dia-a-dia. Contribui muito para o desenvolvimento comportamental!

– Execução Premium:

Outro clássico de gestão, o Execução Premium, de Kaplan e Norton (criadores do Balanced Scorecard – o famoso “BSC” – e dos Mapas Estratégicos), abordam um dos problemas mais complexos das empresas: a execução (ou a falta dela). Os autores mostram que planejamento estratégico sem execução é uma utopia – e trazem um programa de seis etapas para que as empresas integrem suas estratégicas com a execução operacional.

Além das dicas de leituras, existe outra dica que, para nós, é muito valiosa: o processo de desenvolvimento e aprendizado é ainda melhor quando compartilhado! A oportunidade de discutir enriquece o aprendizado, ajuda na absorção do conteúdo e, muitas vezes, nos faz olhar para o novo conteúdo sob uma ótica diferente.

É por isso que recomendamos algumas dessas leituras (e outras) para alguns dos nossos clientes e buscamos discuti-las posteriormente. Exatamente por isso, estendemos o convite também… Se você se interessou por alguma das leituras acima, gostaria de alguma outra indicação (a lista com todas as recomendações não para por aqui!) ou tem alguma indicação para nos dar, vem falar com a gente! Amamos discutir livros e ideias. Boa leitura!

Leave a Reply