Blog

Gestão é a nossa causa.

Gestão Pessoal – Atingindo metas de ano novo

Na visão da 4CINCO, a gestão é um conjunto de boas práticas que potencializa nossas ações para chegarmos mais rapidamente aos nossos resultados desejados.

Sendo assim, ao pensarmos no que buscamos de novo para 2018, vale trazer algumas ideias utilizadas em um processo de gestão, para garantirmos que nossos desejos se transformem em planos e nossa vontade seja convertida em ação!

Trazemos, abaixo, algumas dicas de como traçar metas de ano novo de forma efetiva, e partir para a execução.

1) Revisão do ano que passou
  • Pense quais são as principais áreas da sua vida – quais são as suas prioridades? O que você faz questão de manter no seu radar?
    (Exemplo de áreas: saúde física, trabalho, cuidado com a casa, relação com a família, etc.)
  • Então, reflita como foi o seu ano, pontuando cada uma dessas áreas. Se quiseres, escreva sobre – mesmo que palavras chaves. Uma dica para lembrar de como foi o ano é revisar sua agenda e suas redes sociais!

(Se você preferir, há uma ferramenta mais visual que costuma ser utilizada para avaliar as áreas da vida, a Roda da Vida; nesse formato, as áreas já são pré-estabelecidas – você pode dar uma olhada na Roda da Vida aqui:  https://www.napratica.org.br/roda-da-vida/)

2) Criação de ideias para o futuro
  • Depois de avaliar como foi o ano que passou, defina o que você gostaria de mudar! Pense em cada uma das áreas e não se limite. Aqui não é o momento de cortar nenhuma ideia, e sim de pensar em tudo que gostaríamos de alcançar.
  • Quais você espera que sejam os marcos do seu próximo ano? Não esqueça de definir marcos inspiradores para você! (Exemplo: quero ter x reais investidos em um fundo, gostaria de me formar na pós-graduação…)
3) Trazendo para a realidade
  • Agora, pense sobre como será a sua rotina no ano que vem – e o que vai ter que mudar nela de acordo com o que você quer alcançar. Aqui sim já é hora de colocar o pé no chão – como seria o seu dia-a-dia? Como seria a sua semana? Esse plano é realmente sustentável?
    (Exemplo: terei que acordar mais cedo para ter tempo de fazer exercícios, e ler durante a noite para cumprir meus estudos)
  • E, além da sua rotina, o que são projetos pessoais, que você vai ter que tirar um tempo para fazer? Ou seja, o que vai ter início, meio e fim? – Faça uma lista com prioridades!
    (Exemplo: reformar a cozinha, fazer uma revisão em suas roupas, participar de um curso de oratória)
4) Administração de seus recursos

Dois recursos são cruciais para realizarmos nossos planos e devem ser bem administrados – tempo e dinheiro.

  • Quais planos exigem um investimento financeiro maior? Como você pretende alcançar essa quantia? E quais planos vão ser realizados por primeiro?
  • Quanto tempo você terá por semana/mês para realizar seus projetos pessoais? Quais devem ganhar sua atenção primeiro? Se possível, faça um cronograma por semana ou mês – de acordo com o tamanho de seus projetos.

Ao final desse exercício, espera-se que você tenha mais clareza sobre como vai realmente alcançar as suas metas de ano novo. Esperamos que elas sejam muito motivadoras, e que você não deixe passar a oportunidade de alcançar uma vida com ainda mais resultados.

A 4CINCO deseja a todos um 2018 de muitas realizações, com estratégias cumpridas e metas atingidas.

Boas festas!

Leave a Reply